
A 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) já começou com força total e promete movimentar o cenário cultural e econômico de Pernambuco até o dia 20 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda. Com o tema “A Feira das Feiras”, a edição deste ano presta homenagem às tradicionais feiras livres do estado — berços de criatividade, troca e cultura popular.
Ao todo, são 700 espaços de venda reunindo mais de 5 mil artesãos e empreendedores do Brasil e do mundo, além de uma intensa programação artística e formativa, que vai muito além dos estandes de comercialização.
Shows para todos os gostos
O palco “Pernambuco Meu País”, montado dentro do espaço da feira, garante a trilha sonora do evento com mais de 70 atrações musicais, sempre sem cobrança extra de ingresso. Entre os destaques estão os shows das bandas Ave Sangria, Devotos, Banda de Pau e Corda, Gabi da Pele Preta e Xangai, além de grupos de coco, maracatu, afoxé e ciranda que representam 23 municípios pernambucanos.
Oficinas gratuitas de artesanato
Quem visita a Fenearte também pode colocar a mão na massa. São 1.600 vagas gratuitas em oficinas que acontecem diariamente no mezanino do Centro de Convenções. Sem necessidade de inscrição prévia, basta chegar com disposição para aprender técnicas como cerâmica, xilogravura, modelagem, produção de instrumentos e mamulengos. As aulas são conduzidas por mestres da cultura popular, como Edilson, Jennifer Lima, Ivanildo de Tracunhaém, e muitos outros.
Desfiles, performance e bate-papo
Nos sábados 12 e 19 de julho, a Moda Fenearte ocupa a passarela com desfiles autorais, performances e conversas sobre identidade, tradição e inovação na moda. Marcas e criadores como Thiago Amaral, Jorge Feitosa e projetos sociais de Arcoverde e Santa Cruz do Capibaribe marcam presença, além de um concurso com estudantes de design.
Gastronomia com identidade
A Cozinha Fenearte, que neste ano tem como tema as casas de farinha, promove uma verdadeira imersão no sabor regional. Chefs do Recife, Agreste e Zona da Mata apresentam receitas ao vivo, com direito a degustação. Tem desde “Peixe Pirão Caiçara” até “Cuscuz doce de mandioca com caramelo”. A novidade de 2025 é a transmissão ao vivo pela internet, ampliando o alcance da experiência.
Circuito Fenearte: cultura espalhada pelo estado
A programação da feira também se estende além das paredes do Centro de Convenções com o Circuito Fenearte, que oferece imersões gratuitas em bairros do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Tracunhaém, Zona da Mata e até em Caruaru. As atividades acontecem até 27 de julho, com inscrições pelo site oficial do evento.
Visitação
A Fenearte funciona das 14h às 22h em dias úteis e das 10h às 22h aos finais de semana. Uma excelente opção para quem está de férias e quer viver uma experiência rica em cultura, arte e gastronomia.
Prepare-se para uma verdadeira celebração da cultura popular nordestina. Fenearte 2025 já está no ar — e mais viva do que nunca!
